Quer sua residencia automatizada....fale conosco...!!!!
Automação residencial é um mercado em amplo crescimento e a cada ano com mais e mais opções e custos mais acessíveis. Acreditamos que o eletricista de hoje será o especialista em automação amanhã, o eletricista 2.0. O mercado está repleto de soluções proprietárias com equipamentos fechados e muitas vezes até mesmo protocolos proprietários. Por este caminho os especialistas em automação enfrentarão problemas para poder dominar os diversos produtos do mercado. A minha proposta é diferente: queremos estabelecer um padrão aberto, com informações acessíveis, que trabalhe com múltiplos protocolos, código-fonte e esquemáticos abertos e com múltiplos fabricantes de equipamentos.
Existem dois padrões bastante conhecidos no mercado:
z-wave: trabalha com rádio-frequência e tem uma aliança formada para manter o padrão de fabricação dos equipamentos
X-10: envia sinais pela própria rede elétrica, através de interrupções na passagem da corrente alternada por zero volts.
Ambos os padrões são relativamente caros no Brasil, sendo que contamos com opções mais viáveis de tecnologias nacionais:
Scenario: para automação profissional e com uma linha completa de produtos, proprietários.
Alvnet: tem produtos para automação pontual de luzes, com um interruptor que contém um dimmer e controle remoto.
As instalações de automação tipo faça você mesmo / DIY, geralmente utilizam as seguintes tecnologias:
Plataforma Arduino ou PIC
Comunicação por rádio-frequência, infra-vermelho, zigbee, bluetooth, ethernet ou wifi. São todas possíveis!
Sensores de presença, temperatura e centenas de outros disponíveis para compra
Placas auxiliares para controle de relés, dimmer, motores, etc.
É importante que você tenha habilidades com rede elétrica residencial, diferenciando fase, neutro e terra. Conhecimentos de eletrônica e programação também são indispensáveis. Se você não tem todas essas habilidades, não fique inseguro, a ideia do faça você mesmo é aprender coisas novas totalmente na prática. O projeto, juntamente com nossos kits, permite que qualquer um que tenha habilidades no computador consiga fazer a instalação do equipamento e controlar tomadas a partir de um computador ou celular. A medida que aprender mais, poderá mudar o código, personalizar nomes e adicionar novos equipamentos no seu sistema.
O que podemos automatizar?
São inúmeras automações que podem nos ajudar no dia-a-dia e o primeiro passo é avaliar nosso objetivo, ambiente e tipo de conforto que buscamos colocando sempre em contra-partida o custo de desenvolvimento e dificuldade de implantação do sistema.
Acredito que primeiro passo é sempre o controle de uma lâmpada / tomada, mas vejamos a seguir uma lista de itens possíveis de automatizarmos:
Tomadas e qualquer coisas que ligamos nela
Lampadas
Luzes coloridas de LED com ou sem RGB (red, green, blue que permite inúmeras possibilidades de cores)
Controlar equipamentos por infravermelho: é possível aprender códigos de controle remoto e posteriormente dispará-los / reproduzi-los para controlar TV, ar-condicionado, DVDs, etc.
Motores para sistemas de persianas elétricas que podemos abrir e fechar por computador / celular
Portões elétricos de garagem
Fechaduras elétricas
Podemos agendar tomadas e lâmpadas com objetivo de simular a presença de alguém
Monitorar sensores de temperatura, presença, luminosidade, distância, umidade, etc.
Monitorar a abertura e fechamento de portas por sensor tipo reed (sensor magnético que detecta se uma porta foi aberta)
Podemos integrar nosso sistema com protocolos multimédia para automação do ambiente sonoro
Vamos dizer que esta lista é o básico. Existe muito mais que podemos fazer além de automação da nossa casa, podemos pensar em uma horta que é irrigada automaticamente, automatizar produção de cervejas caseiras e ideia que vão além como móveis que andam, luzes com eixo de movimentação, sofás inteligentes, etc.
Vídeo demonstrativo (amplie a tela para ver melhor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário